*Hajime Otsuka
Atualmente, os fabricantes de tintas já têm solução para quase todos tipos de materiais, sendo preciso apenas saber o nome do material que vai ser impresso para identificar a tinta certa.
Para que não haja dúvidas quanto à aplicação e aderência, recomenda-se sempre realizar testes prévios. Siga sempre as recomendações do fabricante de como fazer a aplicação correta, ou consulte um técnico de sua confiança.
Quando o material tem uma facilidade de aderência, como adesivo de vinil, papelão, PVC, tecido de algodão, etc., não há dificuldade para escolher o fabricante de tinta, mas em casos especiais, é necessário fazer uma pesquisa de qual fabricante produz a tinta que adere no seu material, fazendo testes e enviando amostra do material ao fabricante de tinta.
Um prestador de serviço deve ter pelo menos as cores básicas de algumas tintas como vinílica, sintética, epóxi e acrílica base água para poder fazer o teste na empresa mesmo com a tinta que tem em estoque e, caso o resultado não seja bom, procurar um fabricante que possa resolver o seu problema.
Os fabricantes têm um prazo para dar o retorno, leve isso em consideração quando negociar o prazo de envio da amostra para o seu cliente. Tendo o nome do material, em alguns casos o fabricante indicará uma linha de sua produção que vai aderir ao seu material, evitando a demora para ter o resultado para mandar ao seu cliente.
Quem usa tinta UV segue o mesmo padrão da tinta à base de solvente, fazendo teste no material e a secagem em sua Curadora UV.
Todo fabricante de tinta tem um boletim técnico completo de todas as tintas que ele fabrica, já indicando o material que a tinta terá aderência testada por eles.Todos os impressores devem ler esta literatura sobre o comportamento de cada tinta, para quando tiver um material diferente poder resolver rapidamente.
Consulte sempre um técnico!
Agradeço a todos os leitores do jornal que acompanham a nossas dicas o ano todo.
FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO!