Coluna

Aderência de tinta

0

*Hajime Otsuka

 

Atualmente, os fabricantes de tintas já têm solução para quase todos tipos de materiais, sendo preciso apenas saber o nome do material que vai ser impresso para identificar a tinta certa.

Para que não haja dúvidas quanto à aplicação e aderência, recomenda-se sempre realizar testes prévios. Siga sempre as recomendações do fabricante de como fazer a aplicação correta, ou consulte um técnico de sua confiança.

Quando o material tem uma facilidade de aderência, como adesivo de vinil, papelão, PVC, tecido de algodão, etc., não há dificuldade para escolher o fabricante de tinta, mas em casos especiais, é necessário fazer uma pesquisa de qual fabricante produz a tinta que adere no seu material, fazendo testes e enviando amostra do material ao fabricante de tinta.

Um  prestador de serviço deve ter pelo menos as cores básicas de algumas tintas como vinílica, sintética, epóxi e acrílica base água para poder fazer o teste na empresa mesmo com a tinta que tem em estoque e, caso o resultado não seja bom, procurar um fabricante que possa resolver o seu problema.

Os fabricantes têm um prazo para dar o retorno, leve isso em consideração quando negociar o prazo de envio da amostra para o seu cliente. Tendo o nome do material, em alguns casos o fabricante indicará uma linha de sua produção que vai aderir ao seu material, evitando a demora para ter o resultado para mandar ao seu cliente.

Quem usa tinta UV segue o mesmo padrão da tinta à base de solvente, fazendo teste no material e a secagem em sua Curadora UV.

Todo fabricante de tinta tem um boletim técnico completo de todas as tintas que ele fabrica, já indicando o material que a tinta terá aderência testada por  eles.Todos os impressores devem ler esta literatura sobre o comportamento de cada tinta, para quando tiver um material diferente poder resolver rapidamente.

Consulte sempre um técnico!

 

 

Agradeço a todos os leitores do jornal que acompanham a nossas dicas o ano todo.

 

FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO!

 

 

2016: um ano de crescimento

Anterior

Combinação de adesivos e frontais garante customização aos projetos de sinalização e decoração

PRÓXIMO

Você pode gostar

Comentários

Comments are closed.

Mais em Coluna