Evento

Expoprint Digital/FESPA Brasil 2016 é sucesso de público e negócios

0

Evento se consolida como o primeiro do calendário anual a movimentar o mercado

Entre os dias 6 e 9 de abril, o Pavilhão Branco do Expo Center Norte foi o palco da ExpoPrint Digital/FESPA Brasil 2016. O sucesso da feira, confirmado por expositores e visitantes, comprova a posição do evento como um dos melhores e mais importantes do segmento de impressão digital, abrindo o calendário anual de feiras e movimentando o mercado. Durante os quatro dias de feira, os corredores ficaram lotados com um público qualificado para acompanhar os lançamentos e inovações em setores como comunicação visual, estamparia digital, baixas tiragens, dados variáveis, decoração de interiores, softwares, suprimentos, serviços e muitos outros. A feira contou em 2016 com mais um evento paralelo: a Brasil Label, voltada ao mercado de rótulos e etiquetas.

Grandes expositores como HP, Mimaki, Roland, Ampla Digital, Glitter, Vinilsul, Metalnox, Global Química e Moda, Konica Minolta, OKI, Fixx Impressoras, MS Digital, Sign Supply, UV Led Technology, EFI, Akad, Sertha Brindes, Inkmixx, Alphaprint, Alltak, Flock Color, J-Teck, Mutoh, Nova Dampex, Papéis Havir, entre outros, puderam mostrar suas novidades e soluções para o mercado, gerando diversos negócios e aclamando o evento como uma feira bastante técnica, com público direcionado e como uma excelente oportunidade para negocições com clientes de diversas partes do país.

Durante o evento, a Mimaki Brasil apresentou alguns dos principais equipamentos para o segmento têxtil, comunicação visual e industrial, a Série CJV150, com equipamentos de impressão e recorte disponíveis com tintas nas opções solvente ou sublimática, de acordo com a opção escolhida pelo cliente durante a instalação, que abrangem quatro modelos, com larguras diferentes, de 0,8m, 1m, 1,3m e 1,6m. Além disso, a empresa apresentou a SIJ-320UV, impressora a jato de tinta UV, que é capaz de reproduzir impressões de alta qualidade e mantendo as necessidades de alta produtividade, como banners promocionais, adesivos, envelopamento, backdrop, placa de sinalização e outros. Para o segmento industrial, um dos equipamentos apresentados foi a JFX200-2513, impressora flatbed UV LED para grandes formatos, trazendo qualidade de impressão, facilidade operacional, alinhada ao melhor custo-benefício. Comporta materiais com padrão de 1,22 x 2,44 mm, usualmente utilizados pelo mercado, facilitando a impressão e o manuseio durante a produção.

A Konica Minolta lançou diversos equipamentos de alta qualidade. Entre eles, a bizhub PRO C1060L. Vários negócios foram selados e anunciados durante a feira, como o caso de Eduardo Carvalho, gerente industrial da Gráfica Rocha, de Florianópolis (SC). “Ter equipamentos offset e digital operando lado a lado é uma tendência”, ele disse. “A qualidade da bizhub PRO C1060L chamou a atenção, mas o fator mais decisivo para selarmos a parceria com a Konica Minolta foi a confiança de termos um parceiro local e forte para suporte técnico e vendas, aliado ao excelente custo/benefício”.

Já a A OKI Data marcou presença na feira com dois lançamentos: a C941DP, para o mercado de envelopes, e a C711DW, voltada à produção de rótulos e etiquetas. Além disso, apresentou a C941, que permite a impressão de mídias em quatro cores, além do toner branco ou clear, um dos grandes diferenciais da OKI. A Sertha Brindes também reafirmou o sucesso de sua máquina de personalização VICM-19, uma máquina de transfer que utiliza papel impresso em impressora laser color convencional e grava mais de 200 objetos como canecas, copos, baldes de pipoca, squeezes, nécessaires entre muitos outros, com qualidade fotográfica. O produto foi desenvolvido e patenteado por Sergio Gotti e é uma ótima oportunidade para quem deseja empreender e ter o próprio negócio com baixo investimento para atender festas e eventos corporativos, produzindo lembranças, convites e brindes no segmento de foto produto. A empresa comercializou 200 unidades da VICM-19 em 2015, gerando um faturamento de 1 milhão e 200 mil reais. A previsão para 2016 da Sertha Brindes é crescer 25{0745c43c0e3353fa97069a60769ee4ddd8009579514cad9a011db48d81360048} com a venda da máquina no Brasil e também no exterior.

A Roland DG apresentou sua nova linha de impressoras sublimáticas para o mercado têxtil e impressora UV para o mercado de brindes, que chamou a atenção dos visitantes durante a feira.A linha TEXART conta com os equipamentos RT-640 e XT-640, ambos direcionados ao setor têxtil e levam como destaque tempo x qualidade. A RT-640, desenvolvida exclusivamente para aplicações em tecidos, oferece acabamento primoroso, refinamento nos detalhes, desempenho altamente estável e velocidade de impressão de até 48m²/h em 4 cores. Já a XT-640 foi elaborada especificamente para a impressão por sublimação, com alta produtividade atingindo uma velocidade de impressão de até 102m²/h em 4 cores e qualidade máxima de até 1.440 dpi. Conta ainda com cabeçotes duplos perfeitos para captar cada gradação e detalhe; um sistema de tinta que permite uma impressão sem monitoramento com tranquilidade; rastreamento preciso do material para uma produção em alto volume; e a tecnologia avançada do controle de impressão que produz uma imagem nítida e de cores vibrantes. Para mercado de brindes a Roland DG apresentou a nova geração da VersaUV, a LEF-300, com área de impressão ampliada para 770 mm de largura por 330 mm de comprimento, capacidade de acomodar itens de até 100 mm de altura e a possibilidade de imprimir em uma grande variedade de substratos, como PET, ABS e policarbonato, além de materiais macios, como TPU e couro, bem como itens tridimensionais. Soma-se a isto quatro cabeças de impressão e duas lâmpadas UV-LED, uma delas com movimento, que permite a impressão bidirecional.

A Ampla anunciou um lançamento, a Elite 3204, que produz até 80m²/hora, o que representa um aumento de cerca de 30{0745c43c0e3353fa97069a60769ee4ddd8009579514cad9a011db48d81360048} de produtividade em relação a equipamentos similares do mercado (leia matéria Evento na página 18). Global Química & Moda mostrou pela primeira vez no Brasil o equipamento de sublimação JP3, da MS Printing, uma impressora sublimática que chega a 90 metros quadrados por hora. O estande também trouxe equipamentos da Epson, como a Epson SureColor F9200 e a Epson SureColor F2000. Além disso, muitos outros lançamentos puderam ser vistos durante a feira. Alguns deles você encontra na nossa seção de Lançamentos, na página 8.
Com o compromisso contínuo da APS e FESPA de reinvestimento no mercado para o aprimoramento dos processos e a geração de demandas de impressão, as sessões educacionais novamente tiveram destaque. O Congresso de Comunicação Visual e Impressão Visual teve sua terceira edição discutindo variados aspectos do mercado; o Digital Textile Conference repetiu o sucesso de sua primeira edição em um valioso debate sobre estamparia digital; e o Sublimation Day estreou com o público lotando todas as apresentações para ouvir mais sobre a tecnologia de sublimação. Os presentes acompanharam também quatro dias de disputa do CAMBEA – Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo, que tem a FESPA Brasil como sua nova casa e teve a Plus Arte, de São Paulo, como a grande campeã.

A próxima edição da feira está agendada para acontecer entre os dias 15 e 18 de março de 2017, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo.

Formato e Marabu firmam parceria de distribuição

Anterior

Cooper Screen

PRÓXIMO

Você pode gostar

Comentários

Comments are closed.

Mais em Evento