Para aplicar a serigrafia em embalagens de isopor para produtos gerais, como pizzas, lanches, quentinhas, potes de sorvete, porta-garrafa de cerveja, isopor para levar bebida para a praia, frutas, equipamentos fotográficos, etc., você deve proceder da seguinte maneira:
– Use uma arte final impressa numa impressora laser com o laser filme. Para isso, você deve escurecer o toner antes de revelar a tela. Outra opção é usar fotolito;
– Use nylon ou poliéster de 77 a 90 fios/cm de cor branca ou colorido. Para quem deseja usar uma lâmpada rica em UV, é possível usar uma tela colorida. Mas para quem não tem lâmpada UV, o correto é usar uma tela branca para não ter problemas na hora de expor à luz, dificultando a revelação da matriz.
– Use emulsão à base de água com sensibilizador bicromato ou diazo. Aqueles que não têm uma lâmpada rica em UV devem evitar usar o diazo, que torna a revelação muito lenta.
– Você pode usar quadro de madeira ou de alumínio.
– Na hora de passar a emulsão na tela, use espalhador de emulsão para obter uma camada mais uniforme. Antes de passá-la, desengraxe o tecido, seque em seguida com ar quente e só então aplique a emulsão.
– Dê pelo menos 3 demãos de emulsão dentro e fora da tela, secando no intervalo de cada passada.
– Seque com secador de cabelo ou estufa com 30 a 40°C até ficar fosca e logo em seguida coloque para revelar.
– Use a tinta de cobertura à base de água, mais indicada para isopor; a mesma usada em impressão de camiseta.
– Faça um gabarito para tornar mais fácil o posicionamento do isopor na hora da impressão. Para isso, você pode usar um pedaço de madeira ou de plástico para fazer o gabarito de encosto.
– Use rodo de poliuretano de 70 a 80 shore de dureza; puxe a tinta com 60 graus de inclinação, principalmente se houver letras muito finas.
– Deixe secar bem, ao ar livre, eliminando qualquer odor da tinta antes de embalar.