Coluna

Impressão de embalagens de isopor

0

Para aplicar a serigrafia em embalagens de isopor para produtos gerais, como pizzas, lanches, quentinhas, potes de sorvete, porta-garrafa de cerveja, isopor para levar bebida para a praia, frutas, equipamentos fotográficos, etc., você deve proceder da seguinte maneira:

 

– Use uma arte final impressa numa impressora laser com o laser filme. Para isso, você deve escurecer o toner antes de revelar a tela. Outra opção é usar fotolito;

– Use nylon ou poliéster de 77 a 90 fios/cm de cor branca ou colorido. Para quem deseja usar uma lâmpada rica em UV, é possível usar uma tela colorida. Mas para quem não tem lâmpada UV, o correto é usar uma tela branca para não ter problemas na hora de expor à luz, dificultando a revelação da matriz.

– Use emulsão à base de água com sensibilizador bicromato ou diazo. Aqueles que não têm uma lâmpada rica em UV devem evitar usar o diazo, que torna a revelação muito lenta.

– Você pode usar quadro de madeira ou de alumínio.

– Na hora de passar a emulsão na tela, use espalhador de emulsão para obter uma camada mais uniforme. Antes de passá-la, desengraxe o tecido, seque em seguida com ar quente e só então aplique a emulsão.

– Dê pelo menos 3 demãos de emulsão dentro e fora da tela, secando no intervalo de cada passada.

– Seque com secador de cabelo ou estufa com 30 a 40°C até ficar fosca e logo em seguida coloque para revelar.

– Use a tinta de cobertura à base de água, mais indicada para isopor; a mesma usada em impressão de camiseta.

– Faça um gabarito para tornar mais fácil o posicionamento do isopor na hora da impressão. Para isso, você pode usar um pedaço de madeira ou de plástico para fazer o gabarito de encosto.

– Use rodo de poliuretano de 70 a 80 shore de dureza; puxe a tinta com 60 graus de inclinação, principalmente se houver letras muito finas.

– Deixe secar bem, ao ar livre, eliminando qualquer odor da tinta antes de embalar.

 

 

Onde buscar inspiração para criar estampas

Anterior

Se ninguém fala…

PRÓXIMO

Você pode gostar

Comentários

Comments are closed.

Mais em Coluna