Coluna

Impressão em algodão

0

*Louis Mituru Yuba

No mercado atual existem dois tipos de processos de impressão em algodão: o primeiro é um cilindro por cor perfurado com raporte de 60 cm com equipamento de até 12 cores, ou seja, 12 cilindros. E o outro é utilizado um equipamento de impressão digital com abridor de tecido e tapete com cola permanente para que o tecido não desloque na impressão.
Pré-tratamento – O tecido deverá ser pré-tratado antes da impressão. A aplicação é por impregnação, espatulagem, estamparia ou spray antes de receber a impressão.
Secagem – Rama (túnel de calor com morcete para definir a largura do tecido na secagem)
Objetivo – Evitar a migração dos corantes. Fornecer PH ideal para fixar os corantes; controlar a difusão na fibra; favorecer a fixação do corante/pigmento como malmente na hidratação do material; melhorar a permeabilidade do corante com a fibra evitar a redução /oxidação do corante.
Impressão – pós-tratamento
Tinta reativa (algodão) – Fixação por vaporização a 100° C de 3 a 7 minutos, ou termofixação a 160°C de 2 a 4 minutos.
Lavagem – Lavar com água corrente para não manchar a impressão e retirar o pré tratamento.
Secagem – Por rama

Louis Mituru Yuba trabalha com impressão têxtil desde 1998, quando resolveu investir em uma plotter de recorte para personalizar as estampas dos tapetes comercializados em sua loja, especializada no ramo. Foi convidado a organizar a área comercial de uma empresa na área digital para a implantação de um plano estratégico de lançamento da Plotter Ink Jet base d’agua e Houter. Prestou assessoria para outras empresas de tintas solventes e tintas sublimáticas e continua a pesquisar as novas tecnologias que existem também fora do Brasil. Para dúvidas, entre em contato pelo e-mail info@webapp244934.ip-192-46-218-58.cloudezapp.io

Sensibilizador com bicromato ou diazo: qual usar?

Anterior

Adesivo Transferível, da Aplike

PRÓXIMO

Você pode gostar

Comentários

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais em Coluna