O maior portal de Comunicação Visual e Serigrafia do Brasil.

Em comemoração aos 20 anos desse jornal, gostaria de primeiro agradecer ao Sousa, amigo de longa data pelo convite de escrever algumas linhas sobre Autoadesivos.

Para mim é uma honra poder trabalhar nesse segmento maravilhoso, é cativante porque todo dia aprendemos algo novo. A partir do momento que entramos em contato com Adesivos PSA e Silicones, dizem que entram nas nossas veias e não desgrudam mais, talvez por isso a gente não consiga sair desse ramo de rótulos e etiquetas autoadesivas.
Gosto de sempre lembrar que PSA (PressureSensitiveAdhesive) é um adesivo sensível à pressão, isto é, é necessário pressionar um rótulo ou fita autoadesiva, para que tenha boa aderência, caso contrário pode não obter sucesso na sua aplicação final.

Essa tecnologia iniciou nos Estados em 1935, quando o Sr. Staton Avery fabricou a primeira etiqueta autoadesiva. Dessa brilhante ideia surgiu nosso segmento, que cada vez cresce mais no mundo. No Brasil cresce a taxas maiores que nos países desenvolvidos, portanto existe mercado para todos.

Tenho duas considerações a comentar:

1. Profissionalização: infelizmente, o seguimento de autoadesivos no Brasil ainda não está totalmente profissionalizado, isto é, não formamos profissionais com treinamento e conhecimento ideais para o mercado de trabalho.

2. Produtos Especiais: com a competição acirrada em torno de commodities como couché, branco fosco e até o bopp, a alternativa para voltar a ter boa margem de lucros é oferecer produtos especiais e buscar soluções técnicas, assim podemos transformar o mercado em algo mais atrativo e com melhores ganhos.

A conclusão é de que o mercado de autoadesivos no Brasil ainda é promissor, mas cada vez mais competitivo, então devemos nos preparar melhor, estudar, pesquisar e conseguir novas aplicações e produtos que solucionem os problemas dos clientes finais de rótulos, etiquetas e fitas autoadesivas.

Ricardo Hiroshi Morikawa
Eng. Químico, Consultor Técnico da Papéis Havir

Receba nossas News

Deixe seu melhor email